Semanas após a exibição do primeiro episódio de Pinguim, ainda assim novidades e referências sobre o universo do Batman ou DC Comics seguem aparecendo na trama da produção. E entre elas, um nome constantemente citado é o de Rex Calabrese. Mas quem foi ele? Entenda agora.
Enquanto a série “Pinguim” explora as consequências dos ataques terroristas do Charada (Paul Dano), ela também traz uma homenagem ao passado de Gotham. No caso, a minissérie revela que Oz Cobb, interpretado por Colin Farrell, foi inspirado pelo notório gangster Rex Calabrese.
Nos quadrinhos da DC, Rex Calabrese é uma adição relativamente recente, fruto do trabalho conjunto de Scott Snyder, James Tynion IV, Ray Fawkes, John Layman, Tim Seeley e o artista Jason Fabok, que criaram o personagem em 2014, em Batman Eternal #14.
Com o apelido de “O Leão”, Rex adiciona camadas de profundidade à mitologia de Gotham, embora sua versão dos quadrinhos seja bem distinta daquela que é referenciada no universo do Batman de Matt Reeves.
Quem é Rex Calabrese nas HQs do Batman e DC Comics?
Rex Calabrese era um poderoso chefe do crime, temido e respeitado, que dominou o submundo de Gotham muito antes da aparição do Batman. Conhecido como “O Leão” por seu rosto marcado por cicatrizes e suas presas afiadas falsas, Calabrese cultivava uma abordagem clássica e organizada para seus negócios, longe das excentricidades dos vilões que viriam depois.
Nos quadrinhos, seu domínio sobre o crime em Gotham chega ao fim com a ascensão de Carmine “O Romano” Falcone. Embora tenha perdido o poder, Calabrese sobrevive ao ir para a clandestinidade. Mais tarde, ele assume o codinome “Leo Leone” e acaba preso em Blackgate, onde sua verdadeira identidade permanece oculta por anos.
O maior destaque do personagem nos quadrinhos é sua ligação com Selina Kyle, a Mulher-Gato. Calabrese é, de acordo com a era “Novos 52” da DC, o pai biológico de Selina, que a abandonou ainda pequena. Décadas depois, ele a incentiva a reivindicar seu legado e unificar as famílias do crime de Gotham sob seu comando.
Como “Pinguim” Reinventa o Legado de Rex Calabrese?
Na estreia de “Pinguim“, Oz conta que Rex Calabrese era um antigo senhor do crime que, apesar de suas ações, tinha uma veia altruísta, ajudando a comunidade. A figura de Calabrese era tão reverenciada que, após sua morte, seu bairro organizou uma grande homenagem. A ambição de Oswald de alcançar o mesmo respeito inspira seu comportamento impiedoso.
Parece claro que Reeves vem dando um novo rumo a Rex em seu universo do Batman. A começar pelo fato de que, em “The Batman“, Carmine Falcone (John Turturro) é o pai de Selina Kyle (Zoë Kravitz). Isso coloca em segundo plano a importância de Rex no submundo de Gotham, mas sua menção na série mostra o compromisso de Reeves com a construção de uma mitologia rica e coesa, onde a figura de Rex Calabrese ecoa através das ações de Oswald e seu desejo de poder.
Outro ponto interessante é que Calabrese não foi citado apenas uma vez para ser esquecido nos capítulos seguintes, muito pelo contrário. Ao longo de diversos momentos da série o nome sempre acaba surgindo na situação mais improvável, sendo uma das mais recentes no episódio 6 sendo citado pela própria mãe de Ozwald.
Leia também: Supergirl escala atriz que viverá importante personagem na trama
Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes e séries de heróis no Universo Heroico. Aproveite também para seguir a nossa conta no instagram e nossa página no Google News.