Meses após as notícias sobre o seu desenvolvimento, a série Pinguim foi lançada pela Max e HBO como um projeto derivado de The Batman. E com isso, a mesma também explora algumas conexões conhecidas do submundo de Gotham envolvendo suas famílias mafiosas.
A série explora as conexões perigosas entre as famílias criminosas de Gotham, dando continuidade aos eventos de “Batman”. Com a morte de Carmine Falcone pelas mãos do Charada, Gotham vê-se envolta em um vácuo de poder, e é aí que Oswald “Oz” Cobb, o Pinguim, entra em cena, pronto para ocupar o trono do submundo.
Entretanto, a entrada de Sofia Falcone, filha de Carmine, coloca os planos de Oz em risco. Regressando diretamente de Arkham Asylum, Sofia quer manter o controle do império da família, e seu arco envolvendo Oz promete ser muito intenso. Entre embates e alianças, esta relação deve pavimentar o caminho para novos desafios, não só para o Pinguim, mas também para Batman, que ainda terá que lidar com as consequências desse caos.
Quem são os Falcones? A família mafiosa que controla Gotham
Carmine Falcone foi, durante muito tempo, a figura mais poderosa do crime organizado em Gotham. No entanto, com sua morte, o controle da família passa para seu filho, Alberto, que, por sinal, não dura muito em Pinguim, sendo morto logo no início por Oz.
Com isso, Sofia Falcone inicia sua jornada para assumir a liderança da família, buscando herdar não apenas o império do pai, mas também as complexas relações de poder que ele estabeleceu com figuras influentes da cidade, incluindo o próprio Oswald. Ele, que era braço-direito de Carmine, agora vê a oportunidade de tomar para si o que antes pertencia aos Falcones.
A Mulher-Gato de The Batman e a sua ligação com os Falcones
Um dos segredos revelados em “Batman” é que Selina Kyle, a Mulher-Gato, é filha de Carmine Falcone. Isso adiciona uma profundidade emocional à sua trama de vingança contra o pai, que culmina num confronto no escritório acima da Iceberg Lounge.
Mesmo com Batman impedindo que Selina mate Carmine, a tensão entre os dois permanece, e fica a dúvida se a sequência de “Batman” ou mesmo “Pinguim” irá em algum momento explorar mais essa conexão familiar.
Os Maronis: A outra grande família mafiosa de Gotham City
Salvatore Maroni, outro nome de peso no submundo de Gotham, aparece em Pinguim como um rival de longa data dos Falcones. Sua prisão não impede que sua influência continue, e a série promete explorar a chegada de sua filha, Nadia, que está tentando recuperar o poder perdido pela família.
O retorno dos Maronis coloca mais lenha na fogueira da guerra pelo controle de Gotham, o que só aumenta a expectativa sobre o desenrolar dessa trama. Ao longo dos primeiros episódios já é possível, inclusive, ver esta história se desenhando através das tramas elaboradas por Oz.
Um pouco sobre a guerra entre Falcones e Maronis
A rivalidade entre as duas maiores famílias criminosas de Gotham é uma das bases para os eventos da série Pinguim. No filme Batman, fica claro que Carmine conseguiu se livrar dos Maronis ao prender Salvatore, assumindo o controle das operações criminosas da cidade.
Contuhdo, agora com a morte de Falcone o terreno está preparado para que essa guerra recomece, e Oswald será uma peça-chave nesse conflito. Este é um dos pontos que está sendo explorado pela série, com o mesmo buscando sempre jogar uns personagens contra outros enquanto traça seus planos.
As gangues de Gotham além dos Falcones e Maronis
Além das famílias criminosas Falcones e Maronis, outras gangues menores também tentam ganhar espaço no submundo de Gotham após o caos provocado pelos eventos de Batman. No primeiro episódio de “Pinguim“, duas gangues dos quadrinhos da DC são citadas: Burnley Town Massive e The Odessa Gang, além de seguidores do Charada ainda circulando pela cidade.
Há também a possibilidade de uma nova gangue ligada ao Coringa, sugerida no prólogo de “Batman“, com pessoas de rostos pintados de palhaço aterrorizando a cidade. Independentemente de suas conexões diretas, Gotham continua a ser o cenário de uma disputa incessante por poder, conforme revelado em “Pinguim”.