Meses após as primeiras notícias sobre o seu desenvolvimento, a série Pinguim foi lançada pela Max e HBO. Com isso, a mesma também está aos poucos revelando diversos detalhes sobre o universo de The Batman. Entre eles, o mais recente envolve até mesmo a sua linha temporal.
Após uma certa curiosidade do público, agora finalmente a DC esclareceu a linha do tempo de The Batman de Robert Pattinson e seu universo sombrio de Gotham. Graças à série Pinguim, com Colin Farrell reprisando o papel de Oswald “Oz” Cobb, ficou claro que a nova produção da Max se passa exatamente uma semana após os eventos devastadores do filme. No segundo episódio de Pinguim, descobrimos também o ano exato em que toda a trama ocorre.
Em The Batman, dirigido por Matt Reeves, vemos o Cavaleiro das Trevas, vivido por Pattinson, já atuando há dois anos em Gotham. Ele enfrenta o Charada, interpretado por Paul Dano, cuja ação resultou em uma enchente que devastou grande parte da cidade e culminou na morte do criminoso Carmine Falcone. A série Pinguim começa logo após essa catástrofe, com o segundo episódio revelando o ano exato dos acontecimentos.
Pinguim revela que The Batman é ambientado no ano de 2022
O segundo episódio de Pinguim nos entrega uma informação importante: após o assassinato de Alberto Falcone, filho de Carmine, no episódio anterior, vemos seu funeral. A inscrição dourada em sua tumba marca a data de sua morte como 13 de novembro de 2022, o que confirma que tanto o filme quanto a série se passam nesse mesmo ano.
Sabíamos que The Batman e Pinguim estão separados por apenas uma semana, e isso se encaixa perfeitamente, visto que o filme começa no Halloween, em 31 de outubro. Uma semana após o ataque do Charada e a destruição de Gotham, o funeral de Alberto Falcone faz total sentido, sendo realizado em 13 de novembro. A confirmação do ano é especialmente interessante, pois antes acreditava-se que o filme pudesse estar ambientado em 2019.
A confusão com o ano de 2019
Durante as filmagens de The Batman, alguns detalhes, como fotos e comentários, sugeriram que a trama poderia se passar em 2019. Essa ideia de uma Gotham moderna era fortalecida pelo fato de que as filmagens ocorreram nesse ano. No entanto, a pandemia mundial forçou atrasos, e o lançamento só aconteceu em 2022.
Agora, com Pinguim, sabemos que o universo de Gotham realmente se passa em 2022. Essa revelação foi reforçada pelo diretor de Pinguim, Craig Zobel, que comentou que Matt Reeves já havia planejado essa linha do tempo muito antes do lançamento do filme.