InícioNotícias: Universo de HeróisMarvelHomem-Formiga: Qual a ordem certa para assistir aos filmes? Onde eles se encaixam no MCU?

Homem-Formiga: Qual a ordem certa para assistir aos filmes? Onde eles se encaixam no MCU?

Anos após o herói ser introduzido ao MCU, atualmente ele conta com uma trilogia de filmes lançada. Saiba agora a ordem certa para assistir, e como eles se encaixam neste universo!

Com o Universo Cinematográfico da Marvel (MCU) tendo sido criado em 2008, com o lançamento de Homem de Ferro, a introdução do Homem-Formiga, em 2015, representou uma nova fase dentro deste universo, mostrando que até mesmo os personagens menores e suas aventuras pessoais poderiam ter grande importância no contexto geral.

Homem-Formiga e a ordem dos filmes no MCU
Divulgação

Scott Lang, o protagonista relutante, é um herói diferente dos que os fãs estavam acostumados até o que tinha sido mostrado com os Vingadores já estabelecidos. Ele é um ex-ladrão, um homem comum que, ao contrário dos deuses, super soldados e gênios bilionários, precisa equilibrar seu novo papel como herói com a vida de pai.

O conceito de encolhimento e o Reino Quântico, introduzidos nos filmes do Homem-Formiga, acabaram sendo elementos-chave na resolução de Vingadores: Ultimato e na expansão das realidades alternativas (o Multiverso), que agora estão sendo trabalhados com maior destaque na Fase 5 do MCU.

Afinal, qual a ordem de lançamento para assistir aos filmes do Homem-Formiga?

Homem-Formiga filmes no MCU
Divulgação
  • Homem-Formiga (2015)

O primeiro filme do Homem-Formiga apresenta Scott Lang, um ex-ladrão que tenta recomeçar sua vida após sair da prisão. Contudo, ele é recrutado por Hank Pym, o cientista original por trás da tecnologia do encolhimento.

- publicidade -

Pym precisa da ajuda de Scott para evitar que seu antigo pupilo, Darren Cross, também conhecido como Jaqueta Amarela, crie uma versão militarizada da tecnologia de encolhimento e a venda para organizações perigosas. Scott precisa aprender rapidamente a controlar seus novos poderes, com a ajuda de Hope Van Dyne, filha de Hank, e seus ex-parceiros de crime.

O filme equilibra humor, ação criativa e cenas inovadoras de batalhas em miniatura, ao mesmo tempo que prepara o terreno para o impacto da tecnologia de Pym no futuro do MCU.

  • Homem-Formiga e a Vespa (2018)

Após os eventos de Capitão América: Guerra Civil, Scott Lang está em prisão domiciliar, tentando conciliar sua vida como pai e herói. Enquanto isso, Hank Pym e Hope Van Dyne, que agora assume o manto de Vespa, continuam suas pesquisas para resgatar Janet Van Dyne, esposa de Pym, que está perdida no Reino Quântico há décadas.

Ao mesmo tempo, eles enfrentam uma nova ameaça: a misteriosa Ghost, que tem a habilidade de atravessar matéria sólida e está em busca da tecnologia quântica de Pym para resolver sua própria condição instável. O filme aprofunda a mitologia do Reino Quântico, mostrando seu potencial como mais do que uma simples dimensão, mas como uma peça vital para o futuro do MCU.

- publicidade -

No final, o desaparecimento de Scott no Reino Quântico, durante o estalar de dedos de Thanos, deixa um gancho crucial para Vingadores: Ultimato.

  • Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania (2023)

Quantumania leva Scott Lang, Hope Van Dyne, Hank Pym e Cassie Lang de volta ao Reino Quântico, onde encontram o vilão Kang, o Conquistador. Kang, um viajante do tempo e uma das maiores ameaças cósmicas do MCU, tem planos que afetam não apenas o Reino Quântico, mas todas as realidades.

Cassie, agora adolescente, se junta ao grupo como heroína em formação, e o filme explora como o Reino Quântico pode ser tanto um lugar de descobertas quanto de perigos inimagináveis. Com suas implicações diretamente ligadas ao conceito de multiverso e realidades alternativas, Quantumania preparando o terreno para as futuras aventuras da Fase 5 e a ascensão de Kang que na época era tido como o principal antagonista dessa nova fase do MCU.

* Aqui vale um lembrete: após os casos de violência envolvendo o ator Jonathan Majors, a Marvel Studios recentemente mudou seus planos para o futuro do universo substituindo o personagem Kang por Doutor Destino como o grande vilão da sua próxima fase.

Ordem Cronológica do Homem-Formiga no MCU:

Homem-Formiga e a vespa
Divulgação
  • Homem-Formiga (2015):
    • Linha do Tempo: O filme acontece após Os Vingadores (2012) e antes de Capitão América: Guerra Civil (2016), quando o mundo ainda está se ajustando à existência de super-heróis. Scott Lang se torna um herói improvável e estabelece sua conexão inicial com os Vingadores, quando brevemente confronta Sam Wilson, o Falcão, numa cena que mostra seu potencial para futuras colaborações com a equipe.
  • Homem-Formiga e a Vespa (2018):
    • Linha do Tempo: Situado após os eventos de Capitão América: Guerra Civil (2016), o filme se passa pouco antes dos acontecimentos de Vingadores: Guerra Infinita (2018). A trama aborda as consequências da participação de Scott na batalha de Guerra Civil e como o Reino Quântico começa a ganhar destaque como uma nova fronteira para o MCU. O desaparecimento de Scott no Reino Quântico durante o estalar de dedos de Thanos conecta diretamente o filme ao final de Guerra Infinita.
  • Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania (2023):
    • Linha do Tempo: Após Vingadores: Ultimato (2019), Quantumania acontece durante a Fase 5, quando o multiverso começa a emergir como o principal foco das histórias. O Reino Quântico, anteriormente uma curiosidade científica, agora é central para a exploração do multiverso e das realidades alternativas. Kang, introduzido como o grande vilão, é uma peça fundamental para o futuro do MCU, com sua capacidade de manipular o tempo e o espaço.

Relação dos filmes com o MCU:

Homem-Formiga e a Vespa Quantumania imagem oficial
Divulgação
  • Homem-Formiga (2015): Scott Lang é apresentado como um herói relutante e improvável, que usa a tecnologia de Hank Pym para impedir a proliferação de uma arma perigosa. Sua conexão com os Vingadores é estabelecida logo no primeiro filme, preparando o terreno para sua futura importância na equipe.
  • Homem-Formiga e a Vespa (2018): O Reino Quântico é profundamente explorado e se torna central para a trama. O filme também mostra as consequências diretas da Guerra Civil e lida com as implicações pessoais para Scott, ao tentar equilibrar sua vida como herói e pai. O Reino Quântico desempenha um papel crucial em Vingadores: Ultimato, permitindo a viagem no tempo que foi vital para a derrota de Thanos.
  • Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania (2023): Com a introdução de Kang, o filme estabelece as bases para as ameaças multiversais e cósmicas que moldarão a Fase 5 do MCU. A ligação com o multiverso e o Reino Quântico amplia as possibilidades narrativas do MCU, preparando o terreno para novas histórias e heróis.

Leia também: O primeiro projeto do novo DCU, Creature Commandos, ganha data de estreia ainda em 2024

Artigos Relacionados

Marco Victor Barbosa
Marco Victor Barbosahttps://www.jornadageek.com.br/
Formado em Jornalismo desde 2012, é o fundador dos sites Universo Heroico e Jornada Geek. Antigo frequentador de locadoras, colecionador de filmes, e agora um apaixonado por streamings. Amante de filmes, séries e games, além de acreditar que é possível vivermos em um mundo onde possa gostar de Marvel e DC.

Últimas Postagens