A chegada de Superman aos cinemas marca o pontapé inicial do novo universo cinematográfico da DC, agora sob o comando criativo de James Gunn. Estrelado por David Corenswet, o este é o primeiro longa do capítulo 1 da fase chamada “Deuses e Monstros” e começa com força total.

O filme, desde os seus primeiros minutos, é completamente cercado por momentos de ação intensa. Temos o Superman enfrentando Lex Luthor, cenas envolvendo diversos vilões, a presença de um grupo de heróis conhecido como “Gangue da Justiça”, além de diversas descobertas sobre este universo e o seu protagonista.
E mesmo com todos estes aspectos em destaque, nós ainda temos para conhecer mais sobre o cotidiano do herói em sua vida como Clark Kent, na qual ele já está em um relacionamento com Lois Lane. Ah, e claro, tudo isso enquanto tenta evitar uma guerra internacional.
O que podemos destacar é que se você se distraiu com algo em alguma cena, então certamente perdeu alguma referência ou participação desta produção. Mas calma, listamos tudo para você neste texto.
ATENÇÃO: o texto abvaixo conta com grandes spoilers de Superman!
Confira abaixo todas as participações, referências e segredos do filme Superman
Boravia e Jarhanpur

Em Superman, o herói titular se envolve em problemas ao intervir em um conflito entre Boravia e Jarhanpur, depois que a primeira ameaça invadir a segunda. Ambos os países são fictícios, mas têm origem nos quadrinhos da DC.
Boravia, uma nação do leste europeu aliada aos EUA no filme, apareceu pela primeira vez nos anos 1930, enquanto Jarhanpur, retratada como um país do Oriente Médio, surgiu nos quadrinhos em 2002.
Robôs do Superman

Na Fortaleza da Solidão, localizada na Antártida, Superman não está exatamente sozinho. Além da companhia do Supercão Krypto, ele é ajudado por um grupo de robôs que cuidam dele após uma batalha intensa.
Esses robôs têm vozes bem conhecidas: Pom Klementieff (Mantis em Guardiões da Galáxia), Alan Tudyk (Creature Commandos), Michael Rooker (Yondu e Savant), e Jennifer Holland (Emilia Harcourt em O Esquadrão Suicida e Peacemaker), que é esposa de James Gunn na vida real.
Bradley Cooper como Jor-El

O pai kryptoniano de Clark, Jor-El, é interpretado por Bradley Cooper na mensagem gravada enviada à Terra com o bebê Kal-El. Cooper já trabalhou com Gunn dublando Rocket Raccoon em Guardiões da Galáxia. Lara, a mãe de Clark, é vivida por Angela Sarafyan.
General Rick Flag Sr.

Frank Grillo retorna como Rick Flag Sr., personagem de Creature Commandos, agora fazendo sua estreia em live-action. Ele aparece nas reuniões do conselho de defesa discutindo o envolvimento de Superman no conflito entre Boravia e Jarhanpur, e ainda reaparece mais de uma vez. O personagem estará de volta na 2ª temporada de Peacemaker.
LordTech e a Gangue da Justiça

A empresa LordTech, de Maxwell Lord, é citada no filme, e o próprio Maxwell aparece no final durante uma notícia na tv (interpretado por Sean Gunn, irmão de James Gunn). É essa empresa que financia a Gangue da Justiça, formada por Senhor Incrível, Mulher-Gavião e o Lanterna Verde (Guy Gardner).
Poderes pouco explorados do Superman

O filme traz dois poderes clássicos dos quadrinhos que raramente aparecem no cinema: o sopro congelante e a visão de raio-X. O sopro é usado para empurrar objetos ou pessoas, e a visão de raio-X é mostrada quando Clark examina os órgãos de um kaiju atacando Metrópolis.
Tropa dos Lanternas Verdes

Guy Gardner, o Lanterna Verde interpretado por Nathan Fillion, menciona a Tropa dos Lanternas Verdes em certo momento da trama em que acredita que o Superman é uma ameaça. A equipe é uma força de patrulha intergaláctica e será mais explorada na série Lanterns, da HBO, com Kyle Chandler como Hal Jordan e Aaron Pierre como John Stewart.
Pacificador

Christopher Smith, o Pacificador de John Cena, aparece como convidado no talk show The Sphere News. Naturalmente, ele não é fã do Superman, dado seu jeito mais cínico e violento. Apesar de O Esquadrão Suicida e Pacificador não pertencerem oficialmente ao novo DCU, os projetos ainda são considerados cânone. A segunda temporada de Peacemaker fará parte do universo atual.
Óculos hipnóticos

“Mas como ninguém reconhece o Clark Kent só por causa dos óculos?” Simples: são óculos hipnóticos, que fazem com que as pessoas não reconheçam ele como o Superman. Eles existem nos quadrinhos, mas raramente aparecem nas adaptações para o cinema.
No entanto, no filme de James Gunn isso é finalmente explicado. Em uma cena em que Lois Lane visita a Sala da Justiça, a mesma tem uma conversa com Guy Gardner que fala sobre os óculos hipnóticos do personagem e explica como eles funcionam. Obviamente, a repórter já sabia deste fato. Acontece que a cena funciona como uma explicação para o público em geral.
Will Reeve

Will Reeve, filho do falecido Christopher Reeve (o Superman dos anos 80), faz uma participação especial como repórter da GBS News enquanto o herói enfrenta o kaiju em Metrópolis.
Mural da Sala da Justiça

Quando Lois visita a Gangue da Justiça na Sala da Justiça, na cena em questão é possível ver um mural nas paredes/telhado que homenageia heróis antigos. Entre eles estão nomes como Pantera, Vibe e Jay Garrick. Ou seja, talvez a Sociedade da Justiça já tenha existido neste universo.
The Mighty Crabjoys

A banda favorita de Clark Kent, The Mighty Crabjoys, não existe na vida real, mas já apareceu no DCU. Eric Frankenstein usa uma camiseta da banda durante uma luta em Creature Commandos. Clark tem um pôster da banda no seu quarto em Smallville e garante que é punk rock, embora Lois não concorde muito.
Belle Reve
Após ser desmascarado por Lois e Jimmy no Planeta Diário, o vilão Lex Luthor é preso. O policial diz que vai levar o “careca” direto para Belle Reve – trata-se da prisão de segurança máxima para vilões e meta-humanos localizada na Louisiana. Ela é conhecida como base da Força-Tarefa X e do Esquadrão Suicida.
Supergirl

Na cena final, temos uma última participação especial: Kara Zor-El, a Supergirl, prima de Clark. Interpretada por Milly Alcock no DCU, ela será a estrela de um filme próprio em 2026.
Ela aparece na Fortaleza da Solidão para buscar o Krypto, que estava sob os cuidados de Clark, e logo desaparece com o cão. Mas não se preocupe: os dois estarão de volta nas telonas em menos de um ano.
Leia também: Depois de Guy Gardner, listamos 5 heróis inesperados que merecem uma chance no DCU
Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes e séries de heróis no Universo Heroico. Aproveite também para curtir a nossa página no facebook, além de nos seguir no twitter, instagram e Google News.

