Com o filme Thunderbolts* tendo sido lançado nos cinemas no final de abril de 2025, obviamente os questionamentos envolvendo a linha temporal do Universo Cinematográfico da Marvel voltaram a surgir na internet. Com isso, reunimos abaixo uma pequena análise para que você tenha ideia onde este filme se encaixa.
Quem acompanha as produções da Marvel Studios sabe que entender a ordem dos acontecimentos se tornou um desafio ao longo dos anos. A maioria dos filmes até segue uma lógica cronológica básica, mas outros aparecem completamente fora de ordem. Isso, é claro, acaba deixando os fãs confusos quanto às conexões entre eventos e personagens.
Em Thunderbolts, isso volta a acontecer. O final do filme traz uma cena pós-créditos que pode mudar tudo, já que faz uma referência direta aos eventos de Quarteto Fantástico. Essa deixa sugere que os eventos do longa são os mais recentes na linha do tempo do MCU. A ideia? Em vez de uma continuação direta em Thunderbolts 2, nós já sabemos que veremos estes personagens em Vingadores: Doomsday.
Afinal, onde Thunderbolts* se encaixa na linha temporal do MCU?
De acordo com o que foi visto, além de referências com outros projetos, é possível presumir que os acontecimentos de Thunderbolts se desenrolam em 2027. Ou seja, pouco depois de Capitão América: Nova Ordem Mundial, cuja narrativa é iniciada em novembro de 2026. Outro projeto próximo nessa linha é Demolidor: Renascido, que começa em 2025 e ao longo da sua trama, incluindo saltos temporais, avança até o início de 2027.
O estranho, no entanto, é que Thunderbolts ignora completamente a crise instaurada por Wilson Fisk em Nova York, que declarou lei marcial em Renascido. Mesmo com parte da trama de Thunderbolts acontecendo em plena cidade, não há qualquer menção sobre este assunto.
Isso, é claro, pode parecer um furo. Entretanto, outra possibilidade é que talvez isso seja a Marvel tentando manter suas séries e filmes um pouco mais independentes para evitar sobrecarga de conexões.
Bucky Barnes é a confirmação de que o filme se passa 1 ano após Capitão América: Admirável Mundo Novo
Durante os acontecimeos de Thunderbolts* existe uma menção breve de que Bucky Barnes ocupa o cargo de congressista há “meio mandato” — o que indica que se passou cerca de um ano desde os eventos de Nova Ordem Mundial. Com o caos que foi revelado no final daquele filme (sim, estamos falando do Presidente Hulk Vermelho), esse intervalo de tempo até faz sentido.
Curiosamente, mesmo com Sam Wilson formando um novo time de Vingadores no final de Nova Ordem Mundial, Bucky e Yelena Belova ficaram de fora. Isso indica que teremos, no mínimo, duas equipes diferentes agindo em paralelo em Vingadores: Doomsday. E talvez nem o time do Capitão seja o principal grupo em campo. Ou, quem sabe, um conflito seja mostrado?
A linha temporal do MCU nunca se recuperou após o Blip de Vingadores: Ultimato
Antes de Ultimato, seguir a cronologia da Marvel era uma tarefa relativamente simples, com apenas lgumas exceções existindo (Homem-Aranha: De Volta ao Lar, por exemplo). Mas o salto de cinco anos em Ultimato embaralhou de vez a linha do tempo. Desde então, filmes e séries têm saltado de um período a outro, e os fãs precisam montar esse quebra-cabeça com as peças oferecidas com refeências.
E a coisa piora quando mudanças de calendário, atrasos nas estreias e roteiros paralelos entram na equação. Mesmo assim, a Marvel consegue manter uma coerência mínima e vai preparando o terreno para o que promete ser seu maior embate até agora.