Com sua exibição iniciada em setembro, a série Pinguim segue aos poucos situando o público neste universo iniciado em The Batman. E entre tantas novidades, o episódio 4 focado em Sofia Falcone acabou apresentando uma vilã inesperada em sua trama.
Mesmo com apenas dois projetos, o universo de Matt Reeves já mostrou vários vilões conhecidos dos fãs de quadrinhos. The Batman apresentou o Charada, Pinguim, Mulher-Gato, Coringa e Carmine Falcone. Já a série Pinguim trouxe novos personagens como Sofia Falcone e o rival de Carmine, Sal Maroni. À medida que aguardamos o lançamento de The Batman – Parte II definido para 2026, Pinguim continua expandindo esse submundo sombrio de Gotham.
Após a traição de Oz Cobb no final do episódio 3, a série mergulhou no passado de Sofia Falcone. O episódio 4 revela que Carmine Falcone, na verdade, era o verdadeiro Carrasco, mas culpou a própria filha pelos assassinatos que cometeu. Sofia, então, foi injustamente enviada para Arkham, onde precisou recorrer à violência para sobreviver. Como Arkham é repleto de vilões conhecidos, Sofia acaba cruzando caminho com Magpie, uma criminosa dos quadrinhos da DC que já enfrentou o Batman e sua família.
A história de Magpie nos quadrinhos da DC
Magpie, cujo verdadeiro nome é Margaret Pye, estreou nos quadrinhos em Man of Steel #3 de 1986. Foi nesse momento que Superman e Batman se encontraram pela primeira vez. Assim como vimos em Batman vs Superman: A Origem da Justiça, Batman avisa Superman para não interferir em Gotham, mas eles acabam unindo forças para deter Magpie. Nos últimos anos, ela se juntou à Sociedade Secreta dos Supervilões, escapou de Arkham e acabou recrutada pelo Esquadrão Suicida.
Magpie era obcecada por objetos caros e se tornou uma ladra experiente. Ela criou sua própria gangue, mas logo chamou a atenção do Batman, que, com a ajuda de Superman, a deteve. Apesar de ter feito nome no mundo do crime, sua vida foi curta, morrendo logo após ingressar no Esquadrão Suicida.
Como a série Pinguim altera a personagem Magpie
A série oferece uma nova visão de Magpie. No episódio 4, flashbacks mostram que ela foi a primeira pessoa que Sofia encontrou em Arkham. Diferente da versão dos quadrinhos, a Magpie de Pinguim é mais extrovertida e ingênua, não sendo tão violenta quanto sua contraparte original. Essa ingenuidade, inclusive, a leva à morte, pois Sofia perde o controle e a mata brutalmente.
Quem interpreta Magpie em Pinguim
A atriz Marié Botha é quem dá vida a Magpie na série. Com uma carreira ainda em ascensão, Botha já participou de produções como Dickinson e o curta-metragem (Manic)quin. Seu papel como Magpie parece ser um marco em sua carreira, apesar da curta participação na série.
Essa não é a primeira vez que Magpie aparece em live-action. A personagem já foi interpretada por Sarah Schenkkan em Gotham e Rachel Matthews em Batwoman. Em ambas as versões, Magpie mantém sua característica principal de ladra, sendo, inclusive, morta pelo Pinguim em Gotham.