Com o desenvolvimento anunciado há meses, a série Pinguim começou a ser exibida pela Max e HBO durante o mês de setembro de 2024. E claro, a trama da produção ao longo de suas cenas segue também situando diversos eventos para seus personagens e suas histórias passadas.
Ao lado do protagonista, um dos papéis de maior importância para a trama da série desde suas primeiras cenas é o de Sofia Falcone sendo interpretada por Cristin Milioti. Ela é a filha de Carmine Falcone, um dos maiores chefes do crime da cidade, que morreu no filme The Batman. Após um tempo internada no Asilo Arkham, Sofia retorna a Gotham com um passado sombrio e muitos mistérios.
No primeiro episódio da série, a volta de Sofia surpreende Oswald “Oz” Cobblepot, o Pinguim. Conhecida como “A Carrasco“, ela tem um histórico violento e foi internada em Arkham após ser denunciada por Oz, o que a transformou em uma assassina psicopata. Essa versão da personagem mantém elementos de sua origem nos quadrinhos, mas com algumas mudanças intrigantes.
Os crimes de Sofia Falcone como A Carrasco nos quadrinhos da DC
Nos quadrinhos da DC, Sofia Falcone foi introduzida na série O Longo Dia das Bruxas, escrita por Jeph Loeb e Tim Sale. Sofia foi uma das poucas sobreviventes de um massacre causado por seu irmão, Alberto, o “Assassino do Feriado”. Na sequência, Vitória Sombria, ela se transforma na assassina “A Carrasco“, focando seus ataques em oficiais do Departamento de Polícia de Gotham (GCPD), todos ligados ao ex-promotor Harvey Dent, também conhecido como Duas-Caras, que havia matado seu pai.
Sofia enforcava suas vítimas, fazendo parecer que Duas-Caras era o responsável. Ela usava arquivos de casos como pistas no estilo do jogo da Forca, criando uma atmosfera de suspense. Eventualmente, Sofia foi morta por Duas-Caras, encerrando seu ciclo de vingança.
As mudanças para a história de Sofia Falcone na série Pinguim
Na série, Sofia já carrega o título de “A Carrasco“, mas aqui suas vítimas são diferentes das HQs. Ao invés de policiais, é citado que ela matou sete mulheres. A personagem alega ter sido reabilitada em Arkham e liberada, mas há dúvidas sobre o quanto disso é verdade. Sua relação com Oz é complexa, uma vez que ele foi o responsável por revelar suas atrocidades a seu pai, Carmine.
Além disso, a série altera o destino de Alberto, que foi morto por Oz e teve sua morte encoberta como se fosse um ato dos Maronis. Isso coloca Sofia em uma posição de destaque para retomar o controle da família Falcone, principalmente após a trama mostrada no episódio 2 em que ela tentou conseguir o nome de quem matou seu irmão.
Ao final tivemos mais uma jogada arriscada do Pinguim, mas que deu certo, e agora colocou o protagonista como um aliado de Sofia em sua busca de assumir a liderança da sua família.
O papel de Sofia na trama de Pinguim
Com a morte de Alberto, Sofia acabou tendo um destaque merecido para o desenvolvimento da sua história. A mesma passou a busca uma vingança em nome do seu irmão, com o episódio 2 mostrando um pouco da sua insanidade em busca por respostas.
Embora Oz tenha feito uma jogada arriscada que deu o resultado esperado, ainda assim Sofia não teve a chance de vingar Alberto. E mais: foi colocada claramente de lado pelo seu tio. Isso fez com que ela então enfrentasse o seu dilema inicial, abraçando assim a ideia de unir forças com o Pinguim mesmo com eles compartilhando esta desconfiança mútua estabelecida já nas primeiras cenas.
Será agora então interessante ver como será a dinâmica da dupla na série daqui para frente, já que existe uma tensão palpável entre os personagens. Afinal, eles se tornarão verdadeiros aliados, ou teremos conflitos mais para frente? De qualquer forma, sua presença promete agitar o cenário do crime em Gotham e representar uma ameaça crescente para o Pinguim.