Anos após o lançamento do seu filme mais recente, os X-Men voltaram a se destacar na mídia nas últimas semanas por conta da presença do Wolverine e outros personagens em Deadpool e Wolverine.
Para quem está pensando em maratonar as produções da Fox, é bom saber que existem diferentes formas de organizar essa jornada. A saga da Marvel pela Fox abrange 20 anos, começando com X-Men (2000) e encerrando com Os Novos Mutantes (2020). Entre altos e baixos, não há como negar que essa franquia foi fundamental para abrir caminho à era moderna dos filmes de super-heróis.
Os treze filmes dos X-Men apresentam vários saltos temporais, cobrindo eventos de 1944 até 2029. A quantidade de prelúdios e reboots pode complicar o entendimento da continuidade dos filmes. Embora a franquia tenha muitas contradições e inconsistências internas, principalmente na linha do tempo do Wolverine, entender a ordem cronológica dos filmes pode ajudar a ter uma experiência de visualização mais fluida e satisfatória.
Confira abaixo a ordem certa para assistir aos filmes do X-Men
Ordem de Lançamento dos Filmes dos X-Men
- X-Men (2000)
- X2: X-Men United (2003)
- X-Men: O Confronto Final (2006)
- X-Men Origens: Wolverine (2009)
- X-Men: Primeira Classe (2011)
- Wolverine: Imortal (2013)
- X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (2014)
- Deadpool (2016)
- X-Men: Apocalipse (2016)
- Logan (2017)
- Deadpool 2 (2018)
- X-Men: Fênix Negra (2019)
- Os Novos Mutantes (2020)
- Deadpool & Wolverine (2024)
A ordem de lançamento dos filmes dos X-Men parece simples no começo, com algumas sequências diretas e um prelúdio. Porém, a coisa fica mais complexa quando os prelúdios dos X-Men e os filmes solo do Wolverine começam a se misturar. Deadpool continua a bagunçar a linha do tempo da franquia, e, quando Logan, Deadpool 2, X-Men: Fênix Negra e Os Novos Mutantes foram lançados entre 2017 e 2020, a franquia já cobria várias décadas ao mesmo tempo.
Apesar de os filmes de Wolverine e os prelúdios dos X-Men não se alinharem perfeitamente com a linha do tempo estabelecida nos filmes originais, todos os filmes até agora fazem parte da mesma continuidade. Isso é especialmente complicado em Deadpool 2, que apresenta versões muito diferentes de personagens como Colossus e Fanático.
Ordem Cronológica dos Filmes dos X-Men
- X-Men: Primeira Classe
- X-Men: Dias de um Futuro Esquecido
- X-Men Origens: Wolverine
- X-Men: Apocalipse
- X-Men: Fênix Negra
- X-Men
- X2: X-Men United
- X-Men: O Confronto Final
- Wolverine: Imortal
- Deadpool
- Deadpool 2
- Os Novos Mutantes
- Deadpool & Wolverine
- Logan
Assistir aos filmes dos X-Men em ordem cronológica proporciona uma experiência diferente, começando pelas origens e avançando para batalhas épicas entre mutantes. A primeira metade da lista destaca a formação dos X-Men até a batalha final em X-Men: O Confronto Final. Depois disso, o foco se volta para Wolverine e Deadpool, sem necessariamente avançar com o grupo como um todo. Mesmo organizados cronologicamente, esses filmes ainda têm uma linha do tempo difícil de acompanhar.
Os Novos Mutantes não interfere muito na linha do tempo geral da franquia. A história segue seu próprio rumo, fora do universo dos X-Men, de forma semelhante aos filmes de Deadpool. Esses três filmes podem ser assistidos em qualquer momento, sem comprometer a experiência dos demais filmes, embora algumas piadas e referências de Deadpool possam ficar difíceis de entender sem o contexto dos filmes anteriores.
O Impacto de Deadpool & Wolverine na Ordem de Visualização dos Filmes dos X-Men
Deadpool & Wolverine torna a franquia Deadpool uma parte ainda mais relevante do universo dos X-Men, servindo como uma espécie de encerramento da franquia, apesar de ser lançado bem depois do último filme dos X-Men pela Fox e fazendo sua estreia dentro do MCU. Deadpool & Wolverine está repleto de referências e aparições de personagens dos X-Men, mostrando as consequências do destino de Wolverine em Logan – que, aliás, é confirmado como final – na linha do tempo dos X-Men. No entanto, muitos dos eventos do filme parecem ocorrer antes.
Deadpool & Wolverine também funciona como uma sequência de Logan, trazendo de volta a personagem Laura, também conhecida como X-23, algum tempo após os eventos do filme anterior. A trama sugere que essa é uma versão semelhante ou a mesma personagem daquele ponto da linha do tempo dos X-Men. O final de Deadpool & Wolverine deixa a porta aberta para que Laura apareça em futuros lançamentos, mudando completamente a percepção do final de Logan e permitindo que a Marvel explore a história mais a fundo, ainda que de forma indireta.
Curiosamente, isso também dificulta a ideia de assistir Logan como o último filme na ordem de visualização, se Deadpool & Wolverine também estiver na lista. Isso faz com que uma experiência de visualização cronológica se torne ainda mais complicada em termos de coesão. Contudo, como a série Deadpool não está tão amarrada aos eventos principais da linha do tempo dos X-Men, assisti-la após os outros filmes faz sentido, especialmente agora que o terceiro filme de Deadpool oferece um desfecho satisfatório para a franquia.
A Melhor Maneira de Assistir aos Filmes dos X-Men
No fim, tudo depende da preferência pessoal, mas a linha do tempo confusa dos X-Men faz com que uma experiência de maratona cronológica não seja tão vantajosa como em outras franquias. No entanto, uma terceira opção pode ser ainda melhor do que seguir a ordem de lançamento ou cronológica. Considerando as múltiplas continuidades que se cruzam, mas que também funcionam bem de forma isolada, focar em cada sub-série dentro do universo mais amplo dos X-Men pode ser a estratégia ideal.
A ordem de visualização mais recomendada seria assistir à trilogia original dos X-Men, depois a série de prequelas, em seguida os projetos do Wolverine, depois os dois primeiros filmes de Deadpool, Os Novos Mutantes, e finalmente Deadpool & Wolverine. Isso também garante que os comentários metalinguísticos sobre os filmes de super-heróis feitos na série Deadpool façam mais sentido – como as referências a X-Men Origens: Wolverine e Logan no segundo e terceiro filmes, que poderiam ser mais confusas de outra forma.
Embora isso quebre a continuidade da série Deadpool, assistir Deadpool & Wolverine como o filme final é, provavelmente, a melhor abordagem. Esse lançamento abrange grandes partes da linha do tempo e parece ser o último filme ambientado nesse universo, tornando-o um final mais significativo para a experiência geral de visualização do que Os Novos Mutantes.
A sequência de créditos finais de Deadpool & Wolverine – que revisita os filmes dos X-Men e oferece alguns vislumbres dos bastidores – foi feita para ser a última na ordem de visualização. Portanto, é o encerramento perfeito para o catálogo de filmes dos X-Men, mesmo que este também seja um filme do MCU por si só.